Comparação Maluca: Trabalho e Sistema de Vidas

Quem conhece a série Resident Evil “põe o dedo aqui que já vai fechar”. Jogador que nunca ouviu falar dessa famosa série de jogos da Capcom não merece ser chamado de jogador de vídeo game. Pode-se dizer que é um jogador casual ou coisa assim, mas “gamer crancrado” não é!

Leon: personagem principal de Resident Evil 4.

Leon, Resident EvilDurante umas das minhas noites sem sono, tive alucinações para fazer essa comparação que vou descrever abaixo. Eu não usei nenhuma substancia alucinógena. Nem estou sobre o efeito de carnaval, que, por sinal, curti bastante!

Em um projeto temos as equipes de trabalho, certo? Vários tipos de pessoas participam destas equipes e são esses tipos de pessoas que quero comparar com o jogo Resident Evil. Mais especificamente com as “herbs“, que são aquelas plantas coloridas usadas para recuperar energia dentro do jogo caso tenha tomado algumas mordidas de zumbis. Existem três tipos de herbs: as verdes, azuis e vermelhas. Assim como tipos de pessoas dentro de uma equipe de trabalho. Vamos as devidas comparações (malucas, eu sei).

Pessoas do tipo verde (green herb): No jogo, as green herbs recuperam parcialmente a vida do personagem. Elas resolvem o problema da dor e das mordidas dos zumbis inimigos.

As pessoas do tipo verde dentro de uma equipe de trabalho são aquelas que solucionam o problema encontrado, não importa a maneira. São daquele tipo que chamam a responsabilidade para si e diz: “eu faço esse serviço”.

É a pessoa que todo empregador precisa ter, é o tipo de pessoa que põe a mão na massa e vai afundo para terminar sua tarefa não importa qual ela seja. Mas lembre-se, as pessoas do tipo verde não encontram o problema e sim o solucionam!

Características de uma pessoa verde:

motivacional

– Altamente motivada por si mesma.

– Muito competente em sua função (cuidado para não dar tarefas “erradas” a esse tipo de pessoa, mais adiante eu explico porquê).

– Sempre objetiva em suas falas e resoluções.

– Uma pessoa movida mais pela razão do que pela emoção.

– Em sua maioria, são extremamente técnicos e introspectivos.

Em geral essas pessoas são:

Pessoas responsáveis pela criação, seja na parte de design ou programação. Pessoas em que os cargos são mais designados a “fazer” e não a “pensar”.

Pessoas do tipo azul (blue herb):

No game, essas plantas são responsáveis por tirar o veneno atirado por alguns dos inimigos, mas ela não é capaz de curar nenhum pingo de vida.

E em uma equipe, qual é o papel de uma pessoa azul? Lembra que eu disse que pessoas verdes não encontram o problema? Isso mesmo! Esse é o trabalho das pessoas azuis. Elas detectam onde está o problema do negócio e indicam o caminho para a solução (que são resolvidas pelas pessoas verdes). Este tipo de pessoa tem um poder de imaginação fora do comum, têm ideias fantásticas e conseguem achar uma saída para tudo. Mas cuidado, este tipo de pessoa, até por seu grande poder criativo, não consegue se prender-se por muito tempo na mesma tarefa. São os famosos “eu começo uma coisa sem terminar a anterior”.

Características de uma pessoa azul:

– Grande poder criativo.

– Movido mais pelos sentimentos que pelos fatos.

– Extremamente empolgados com o novo.

– Ligeiramente impulsivos.

Em geral essas pessoas são:

Esse tipo de pessoa tem o dom de conquistar a confiança dos outros muito facilmente. Professores têm esse dom, as suas idéias e posições viram quase sempre verdades para seus alunos. Analistas de sistemas também se encaixam bem neste tipo de pessoa. Vendedores (não os de meia tigela) têm muito disso também.

Pessoas do tipo vermelho (red herb): Dentro do jogo, uma red herb não significa nada sozinha, mas quando usada junta com algum outro tipo de herb (azul ou verde) incrementa a eficácia destas. Aumenta mais vida no caso da verde e deixa a azul mais poderosa.

Isso mesmo, as pessoas vermelhas têm esse poder! O poder de junto com o resto do time, trabalhar e explorar ao máximo a capacidade de cada um. Existem certas pessoas que trabalhando em conjunto conseguem uma eficiência muito boa e conseguem fazer os outros trabalharem também ao máximo. Mas lembre-se, esse tipo de pessoa mesmo sendo naturalmente motivadora também precisa de motivação externa, afinal ninguém é de ferro.

Características de uma pessoa vermelha:

– Pessoa motivadora.

– Preocupada com o todo.

– Paciente.

Em geral essas pessoas são:

Os grandes motivadores e chefes de equipes têm esta característica. Técnicos de times de futebol têm muito essa capacidade de motivar e retirar o máximo de seus jogadores. As pessoas vermelhas sentem-se muito bem em ver que o seu companheiro está evoluindo e desenvolvendo suas atividades.

Felipão: um grande exemplo de pessoa vermelha

Todos temos características das três herbs, mas tendemos para uma delas. Dependendo da sua função dentro de seu trabalho, uma cor fala mais alto que a outra. Um grande erro que vejo são pessoas que tendem a ser verdes com poderes de chefe. A história é a seguinte: um funcionário se destaca em sua função e é promovido a chefe, mas como chefe ele é um zero a esquerda. E olhem, isso acontece muito. Também saiba que pessoas podem adquirir com o tempo certas características que não tinha antes.

Eu, dentro dessa classificação, me considero uma pessoa verde e vermelha. Mas a minha percepção não é boa para nada. As pessoas que convivem com a gente deveriam nos classificar para ficar mais justo.

Esta foi a minha classificação em herbs para tipos de pessoas dentro de uma equipe de trabalho. Espero que tenha gostado. Que cor que você se encaixa? Concorde, discorde, enfim, opine!